- Desafios de SST no Varejo e Supermercados
- Principais Riscos Ocupacionais no Varejo
- Trabalho em Câmaras Frias: Requisitos Especiais
- PCMSO e Exames Específicos para o Varejo
- Sua rede varejista tem SST em dia em todas as unidades?
- Conheça todos os nossos serviços
- Saúde Ocupacional
- Exame Toxicológico
- Segurança do Trabalho
- Saúde Mental
- eSocial e Compliânce
- Nossas Unidades
Desafios de SST no Varejo e Supermercados
O setor de varejo e supermercados é um dos maiores empregadores do Brasil e apresenta um perfil de riscos ocupacionais que muitas vezes é subestimado. Diferente da indústria pesada, os riscos do varejo não são imediatamente visíveis — mas são responsáveis por um volume significativo de afastamentos por LER/DORT, acidentes com movimentação de cargas, quedas e, mais recentemente, adoecimentos por causas psicossociais.
O cumprimento da NR-17, do PCMSO e do PGR é obrigatório para todo o setor varejista — do hipermercado à loja de conveniência. A multiplicidade de funções (caixa, repositor, açougueiro, padeiro, operador de frigorífico, motorista de entrega) exige um mapeamento de riscos específico por cargo e grupo homogêneo de exposição.
Principais Riscos Ocupacionais no Varejo
O levantamento de riscos em supermercados e varejo em geral deve considerar os seguintes agentes e fatores, por função:
- Operadores de caixa: Movimentos repetitivos de punho e antebraço (risco de LER), postura estática em pé por longos períodos, sobrecarga cognitiva e riscos psicossociais por atendimento de clientes difíceis
- Repositores e estoquistas: Levantamento e carregamento de cargas (NR-17), riscos de queda de mercadorias em altura, esforço físico excessivo sem ajudas mecânicas
- Açougueiros e manipuladores de alimentos: Risco de corte com facas (NR-12 para equipamentos de corte), exposição ao frio das câmaras frigoríficas, agentes biológicos
- Trabalhadores de câmaras frias: Exposição ao frio artificial — obrigatório adicional de insalubridade e medidas conforme NR-15
- Motoristas de entrega: Exame toxicológico obrigatório, ergonomia de cabine, riscos de assalto e colisão
- Todos os trabalhadores: Piso escorregadio, prateleiras instáveis, iluminação inadequada — causas de acidentes típicos de queda
Trabalho em Câmaras Frias: Requisitos Especiais
O trabalho em câmaras frigoríficas é uma das situações mais específicas do varejo e do setor de alimentos. A exposição ao frio artificial abaixo de determinados limites configura insalubridade (NR-15, Anexo 9), gerando adicional de insalubridade de 20% sobre o salário mínimo. Além disso, trabalhadores em câmaras frias precisam de EPI específico (luvas térmicas, aventais térmicos, calçados isolantes), limitação de tempo de exposição com pausas de aquecimento, e PCMSO com avaliação específica para exposição ao frio.
O trabalho em ambientes frios também exige atenção especial ao laudo de insalubridade — que deve fundamentar o pagamento do adicional ou a não incidência quando os EPIs e controles são eficazes.
PCMSO e Exames Específicos para o Varejo
O PCMSO do varejo deve ser elaborado com base no PGR da empresa, contemplando exames específicos para cada função de risco. Operadores de caixa precisam de avaliação de DORT (queixa de membros superiores, avaliação de força de preensão). Trabalhadores em câmaras frias precisam de avaliação cardiorespiratória. Açougueiros precisam de avaliação de cortantes e biológicos.
A Bplan elabora o PCMSO e o PGR para empresas do setor varejista com o mapeamento correto de riscos por função, controle de vencimentos de ASO pelo SOC e acesso à rede SOCNET para realização de exames em qualquer localidade onde a rede opera.
Sua rede varejista tem SST em dia em todas as unidades?
A Bplan gerencia o SST de redes varejistas com controle centralizado pelo SOC e atendimento via SOCNET em todo o Brasil.
Falar com especialista Saiba mais sobre insalubridade pelo frioConheça todos os nossos serviços
Soluções completas de saúde ocupacional para sua empresa.
Saúde Ocupacional
PCMSO, ASO e gestão completa da saúde do trabalhador
Exame Toxicológico
Larga janela, sem agendamento prévio, para motoristas
Segurança do Trabalho
PGR, LTCAT, laudos técnicos e conformidade com NRs
Saúde Mental
Programa de bem-estar, NR-1 Psicossocial e apoio psicológico
eSocial e Compliânce
Integração com eSocial SST e obrigações legais
Nossas Unidades
Mais de 44 unidades próprias e credenciados SOC no Brasil


