Síndrome de Burnout: O que é e como prevenir?

A Síndrome de Burnout é considerada um distúrbio psíquico, que pode afetar qualquer pessoa, que passa por situações de extrema exaustão, relacionadas a atividade exercida e também ao ambiente de trabalho.

Dentre os sintomas mais comuns, podemos destacar o constante esgotamento físico e mental, além de uma sensação de sufoco contínua. O surgimento dessa Síndrome se dá quando o trabalhador atinge o nível mais alto de estresse.

De acordo com dados divulgados pelo International Stress Management Association no Brasil,  também conhecido como Isma-BR, a Síndrome de Burnout já atingiu cerca de 33 milhões de brasileiros e esse número só tem aumentando no último ano, devido a pandemia.

Por isso, no nosso artigo de hoje vamos falar mais sobre esse assunto e também quais as ações que a empresa precisa fazer para evitar que seus colaboradores desenvolvam a Síndrome de Burnout.

Como prevenir que os colaboradores desenvolvam a Síndrome de Burnout?

Conforme mencionamos anteriormente a Síndrome de Burbout, é um distúrbio psíquico causada por um alto nível de estresse e sobrecarga no trabalho. Esses dois fatores, podem interferir diretamente no rendimento e na confiança que esse colaborador tem em suas atividades, o que, consequentemente, reduz o seu rendimento e faz com que os resultados de seu trabalho sejam ruins.

Por isso, é muito importante que a empresa promova algumas medidas que possam aumentar a produtividade e, principalmente, melhorar a qualidade de vida de todos os colaboradores.

Comece por exemplo, incentivando o trabalho em equipe, mesmo que a distância, nos dias de hoje.  É comprovado que nos casos em que a empresa incentiva e promove o trabalho em equipe, como um time, tem muito mais resultados.

Uma outra ação que pode estar diretamente relacionada a motivação dos colaboradores de uma empresa são os benefícios oferecidos por ela. Apesar de elogios e feedbacks positivos, quando uma atividade é feita com excelência, serem pontos muito importantes e que motivam os colaboradores, quando esse reconhecimento vem acompanhado de benefícios, são muito melhores.

Quando falamos em benefícios que a empresa pode oferecer, podemos separar em dois grupo, sendo o grupo dos benefícios obrigatórios por lei e os benefícios que são opcionais, os quais ajudam ainda mais a empresa a motivar seus colaboradores. Entenda a seguir, quais são esse benefícios:

  • Benefícios Obrigatórios:
    • FGTS;
    • Férias remuneradas;
    • 13º salário;
    • horas extras ou banco de horas; entre outros.
  • Benefícios Opcionais:
    • Assistência médica;
    • Plano odontológico;
    • Vale cultura;
    • Bolsas de estudos;
    • Comissões ou bonificação;

grupo bplan

Qual a importância da Saúde Ocupacional?

Falar sobre Saúde Ocupacional é sempre uma pauta muito presente em nossos artigos e neste não seria diferente, já que estamos falando sobre uma doença ocupacional que atinge cerca de 33 milhões de brasileiros.

Já dissemos também que a saúde ocupacional, além de garantir uma melhor qualidade de vida ao colaborador, ainda é importante para um bom ambiente de trabalho, funcionários mais motivados e, consequentemente, um maior resultado e maior produtividade.

Porém, para garantir uma boa gestão da saúde ocupacional dentro da empresa, é essencial que todos os colaboradores trabalhem em conjunto, sendo com o uso adequado de EPI’s, EPC’s, uma boa gestão de laudos ocupacionais, treinamentos, exames periódicos em dia, manutenção de máquinas e equipamentos, entre outras medidas.

Além disso, é muito importante o diálogo entre os gestores e sua equipe, inclusive para garantir que, não só o físico esteja integro, mas também o emocional. Desta forma, é possível prever e até muitas vezes, prevenir o surgimento da Síndrome de Burnout.

grupo bplan

Com tudo o que abordamos no decorrer deste artigo, ficou claro o quanto a saúde ocupacional é importante para a vida dos colaboradores e também, para a empresa. Por isso, estar com os exames periódicos em dias, laudos e vistorias, é tão importante.

Mas para isso, é importante contar com profissionais capacitados e treinados para a elaboração desses documentos e realização dos exames. E nós do Grupo Bplan, estamos no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. E temos uma equipe completa, capacitada e treinada para ajudar no treinamento quanto as práticas ideais para a prevenção de acidentes de trabalho, na elaboração e na implementação de Análise ErgonômicaPrograma de Gerenciamento de Riscos (PGR)Laudos de PericulosidadeLaudos de Insalubridade e todos os outros documentos referentes a Saúde e Segurança do Trabalho.

Por isso, se você precisa de um suporte, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP



Deixe uma resposta