Qual o papel do RH na Saúde dos colaboradores?

O departamento de Recursos Humanos, está entre os setores mais importantes de uma empresa, afinal ele é o responsável pelo bem estar dos colaboradores, gestão de pessoas e avaliação de desenvolvimento dos colaboradores. Mas além disso, o principal ponto de importância é o papel do RH na saúde dos colaboradores.

Portanto, se sua empresa se preocupa com o desenvolvimento e com o bem estar dos colaboradores, você deve investir em uma equipe capacitada para o departamento de RH.

E se você quer saber mais sobre qual é o papel do RH na saúde dos colaboradores, o quanto ele é importante e quais os benefícios que esse departamento pode trazer para a sua empresa e os trabalhadores, continue lendo este artigo, que explicaremos tudo!

Investimentos na saúde dos colaboradores

Já falamos em outros artigos publicados em nosso blog, o quanto a motivação é essencial para um bom desempenho dos colaboradores. Mas que um trabalhador bem motivado, além de benefícios, também precisa de um bom apoio físico e psicológico, afinal de contas, corpo e mente cansados ou debilitados, influenciam e muito, na produtividade.

E é nesse ponto em que entra o departamento de recursos humanos de uma empresa. Pois, além de garantir e buscar benéficos, sendo eles obrigatórios por lei ou não, também devem sempre promover atividades que possam aumentar a autoestima dos colaboradores, contribuindo para uma boa saúde mental e física.

Alguns exemplos de eventos que podem contribuir com isso são: palestras gratuitas dentro da empresa, conversas e feedbacks construtivos, incentivo à eventos culturais como shows, espetáculos, cinemas, etc.

Outro investimento importante que deve ser feito pelo departamento de recursos humanos é em equipamentos e condições de trabalho que tragam maior conforto e segurança para os colaboradores. Para isso, é importante buscar fornecedores de equipamentos certificados e seguros, além de promover periodicamente treinamentos.

grupo bplan

Benefícios que podem ser concedidos aos colaboradores

Já mencionamos o quanto as atividades desenvolvidas pelo departamento de recursos humanos contribuem para o bem estar dos colaboradores. Mas também, tem outro ponto muito importante, no qual o departamento de RH pode auxiliar, que é na concessão de benefícios.

Com isso, quando falamos em benefícios concedidos por uma empresa, podemos separá-los em dois grupos, sendo o grupo de benefícios obrigatórios por lei e os benefícios que são opcionais, os quais ajudam ainda mais a empresa a motivar seus colaboradores. Entenda a seguir, quais são esse benefícios:

  • Benefícios Obrigatórios:
    • FGTS;
    • Férias remuneradas;
    • 13º salário;
    • horas extras ou banco de horas; entre outros.
  • Benefícios Opcionais:
    • Assistência médica;
    • Plano odontológico;
    • Vale cultura;
    • Bolsas de estudos;
    • Comissões ou bonificação;

grupo bplan

Neste artigo, tentamos de uma forma resumida e prática passar para vocês o quanto o departamento de recursos humanos é importante para uma empresa e principalmente qual é o papel do RH na saúde dos colaboradores.

Porém, é muito importante que a sua equipe de RH trabalhe em conjunto com empresas especializadas em saúde e segurança do trabalho, para que dessa forma, consiga abranger todas as vertentes.

E nisso nós do Grupo Bplan podemos te ajudar! Estamos no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. E temos uma equipe completa, capacitada e treinada para ajudar no treinamento quanto as práticas ideais para a prevenção de acidentes de trabalho, na elaboração e na implementação de Análise ErgonômicaPrograma de Gerenciamento de Riscos (PGR)Laudos de PericulosidadeLaudos de Insalubridade e todos os outros documentos referentes a Saúde e Segurança do Trabalho.

Por isso, se você precisa de um suporte, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP



Deixe um comentário

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Precisa de ajuda?