Novo PGR, quais as mudanças?

Nos últimos meses, muito se falou sobre o fim do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) , devido as alterações que estão sendo feitas nas normas regulamentadoras NR nº1, NR nº7 e NR nº9, que visam trazer mudanças na gestão de saúde e segurança do trabalho. Uma das principais mudanças vem junto com a aprovação da NR nº1, que entrou em vigor em 2021, e estipula que as empresas deverão criar e implantar o GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.

A implantação do PGR vem para substituir o PPRA, já que este programa tem o objetivo de gerir os riscos no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre o que muda com as alterações da Normas Regulamentadoras e a criação e implantação do novo Programa de Gerenciamento de Riscos? Continue lendo este artigo, que explicaremos tudo!

O que é o PPRA?

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, mais conhecido como PPRA, é um documento que prevê um conjunto de atividades que devem ser tomadas, com o objetivo de, como o próprio nome diz, prevenir os riscos no ambiente de trabalho, preservando assim, a saúde e a integridade física dos colaboradores.

Este documento, que até então, era obrigatório para todas as empresas, deve ser elaborado por um profissional capacitado a habilitado para isso, sendo ele da área da segurança do trabalho ou da medicina ocupacional.

O PPRA é um dos programas criados pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, para proteger os colaboradores dentro de seus ambientes de trabalho. Para a elaboração deste documento, são considerados agentes químicos, biológicos e físicos, que podem de alguma forma, influenciar na saúde dos colaboradores expostos de acordo com cada atividade executada dentro da empresa.

grupo bplan

O que muda com a criação do PGR?

Conforme falamos anteriormente, no ano de 2020, o governo propôs a criação do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), que foi inserido na Norma Regulamentadora nº 01.

Esse novo programa, assim como o PPRA, tem como objetivo criar  medidas para prevenir e para diminuir os riscos existentes no ambiente de trabalho. Porém, existe algumas diferenças entre os dois programas, que vamos explicar a seguir:

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), é um programa que refere-se apenas aos riscos físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho. Agora, com a criação do PGR, alguns outros riscos ocupacionais passam a ser incluídos, sendo agora:

  • Físicos;
  • Químicos;
  • Biológicos;
  • Mecânicos;
  • Ergonômicos;
  • Acidentes.

Devido a inclusão dos demais riscos ambientais, é que especialistas do setor consideram que o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) irá substituir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

grupo bplan

Contudo, caberá a empresa a criação e implementação do PGR em cada setor, mas para isso, é importante ter profissionais capacitados e habilitados, para a que esse programa seja criado e aplicado da forma correta, garantindo assim, maior segurança para todos os colaboradores e para a empresa.

Nós do Grupo Bplan, estamos no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. E temos uma equipe completa, capacitada e treinada para ajudar na elaboração e na implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Análise Ergonômica, Laudos de Periculosidade, Laudos de Insalubridade e todos os outros documentos referentes a Saúde e Segurança do Trabalho.

Por isso, se você precisa de um suporte, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP



Deixe um comentário

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Precisa de ajuda?