Risco Ergonômico: Como manter a postura correta no trabalho?

A forma com que os colaboradores sentam durante o horário de trabalho, acaba não sendo algo que os acaba preocupando. Porém, as consequências de não adotar uma postura correta na hora de sentar e trabalhar, podem ser severas, afinal, um dos principais riscos ergonômicos nas empresas é a postura incorreta na hora de sentar.

Essa costume, pode causar dores nas costas, cansaço, dores de cabeça, baixo rendimento e até mesmo problemas mais graves como uma escoliose e hérnia de disco.

Para evitar que isso aconteça, no decorrer deste artigo, vamos listar algumas dicas simples, mas que podem ajudar muito a corrigir a postura. Vamos lá!?

Quais doenças podem surgir devido a postura incorreta?

Além dos problemas que já citamos acima, como por exemplo, dores nas costas, dor de cabeça, escoliose, hérnia de disco e cansaço, a postura correta na hora de sentar pode evitar o surgimento de doenças ocupacionais como  a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

Outro ponto que vale a pena ressaltar, é que a postura incorreta no trabalho também pode interferir no psicológico do colaborador, aumentando o cansaço durante o trabalho, o que acaba afetando o rendimento também.

A má postura pode interferir inclusive no funcionamento do intestino do colaborador, e o motivo disso acontecer é que, ao sentar de forma errada, você pode acabar limitando a amplitude dos seus movimentos, o que pode diminuir a capacidade do pulmão, afetando o sistema nervoso e o funcionamento do intestino.

grupo bplan

Dicas para sentar corretamente.

  • Se atente a anatomia do seu corpo: Mantenha sempre suas costas eretas, com os ombros para trás e os glúteos apoiados na parte de trás da cadeira. Lembre-se que sua espinha precisa estar alinhada, de acordo com as curvaturas naturais que são: cervical, torácica (meio das costas) e lombar.
  • Cuidado com a sobrecarga de peso: Não se deve cruzar as pernas ou sentar de lado, pois isso pode sobrecarregar os quadris. O peso do seu corpo precisa estar distribuído de forma igual, evitando assim, forçar as articulações.
  • Quadris e joelhos precisa ter um ângulo de 90º: Para uma postura correta, os joelhos precisa estar flexionados em um ângulo de 90º dos quadris, com os pés apoiados ao chão. Mas, caso você não consiga apoiar os pés no chão, solicite a empresa um apoio para os pés.
  • Certifique-se de que o monitor esteja na altura ideal: Para isso, observe se o centro do monitor está alinhado a linha dos teus olhos.
  • Não fique o tempo todo sentado: Levante-se de seu lugar regularmente, para que o seu corpo não passe muito tempo na mesma posição. Movimente-se ou faça alongamentos em intervalos de 1 em 1 hora, por exemplo.

grupo bplan

Caso você precise de alguma orientação quanto a ergonomia na sua empresa, procure um profissional capacitado, pois ele poderá te ajudar em todas as etapas desse processo. Sendo desde a compra dos móveis e equipamentos ergonomicamente corretos, até o treinamento de sua equipe, quando a postura ideal.

Nós do Grupo Bplan, estamos no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. E temos uma equipe completa, capacitada e treinada para ajudar no treinamento quanto as práticas ideais para a prevenção de acidentes de trabalho, na elaboração e na implementação de Análise Ergonômica, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Laudos de Periculosidade, Laudos de Insalubridade e todos os outros documentos referentes a Saúde e Segurança do Trabalho.

Por isso, se você precisa de um suporte, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP



Deixe um comentário

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Precisa de ajuda?