O que é SST – Segurança e Saúde do Trabalho?

A SST é a sigla para Segurança e Saúde no Trabalho e corresponde aos procedimentos e normas exigidos para empresas e funcionários de forma legal, a fim de reduzir doenças ocupacionais e acidentes.

De acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil é o quarto país no ranking de acidentes de trabalho. Por isso, é fundamental que as empresas adotem as políticas de SST e adequem seus ambientes para melhorar a integridade, a saúde e a segurança dos seus colaboradores.

O Ministério do Trabalho e Emprego – MTE é o responsável pela regulamentação das normas do SST. Dentro do Ministério, o órgão encarregado é o DSST – Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho. Ele cria as políticas públicas e inspeciona as condições de trabalho em diversos ambientes corporativos.

 

O que é SST na prática?

A SST é um conjunto de normas, metodologias e procedimentos estabelecidos para empresas e empregado, para reduzir e eliminar possíveis acidentes de trabalho ou desenvolvimento de doenças ocupacionais. Esses procedimentos são determinados pelas Normas Regulamentadoras – NR, aprovadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O principal objetivo da SST é garantir um ambiente de trabalho mais saudável, controlando, reduzindo e até eliminando os potenciais riscos ocupacionais que possam existir na empresa.

Para implementar a SST, as empresas precisam implementar diversos pontos, incluindo política da empresa e avaliações periódicas.

 

A importância da Segurança e Saúde no Trabalho

Conforme artigo 162 da CLT- Consolidação das Leis de Trabalho, as empresas têm a obrigação de instalar práticas de segurança e medicina do trabalho. De acordo com a CLT, as organizações precisam fornecer uma estrutura adequada para os profissionais, dentro da sua sede, voltada para a segurança e a saúde dos colaboradores.

Contar com colaboradores seguros e saudáveis pode garantir maior produtividade para as empresas e melhora na sua reputação. Além disso, diversos custos são reduzidos como medicamentos, multas, seguros, indenizações e várias despesas, caso haja descumprimento das NRs, em relação a segurança e a saúde no trabalho.

De acordo com o último levantamento feto pela Previdência Social em 2019, o Brasil registra, em média, 700 mil casos de acidentes de trabalho por ano. Entre 2014 e 2018, ocorreram mais de 6 mil mortes relacionadas a ambientes corporativos e quase 2 milhões de afastamento.

Diante disso, é de extrema importância implementar a SST nas empresas. Ao seguir essas práticas voltadas para segurança e a saúde do trabalhador, as instituições cumprem requisitos mínimos e diretrizes para evitarem acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, multas, impostos e processos judiciais.

As principais vantagens de investir na SST são:

  • Diminuição de custos para as empresas;
  • Diminuição de riscos para os colaboradores;
  • Aumento da produtividade diária.

Além disso, as organizações que costumam se preocupar com a saúde e a segurança dos seus colaboradores transmite para a sociedade uma imagem de responsabilidade social. Isso é muito benéfico para a empresa, pois os clientes veem com bons olhos a organização. Além disso, profissionais qualificados se sentem atraídos para trabalhar nessas empresas.

Gostou das dicas sobre SST? Se ainda tem dúvidas sobre como implantar a SST na sua empresa, CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP



Deixe um comentário

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Olá!
Clique aqui para falar conosco via WhatsApp