Novembro Azul. Cuidar da Saúde também é coisa de Homem.

Novembro Azul! Mês Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Novembro Azul é uma campanha que busca conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem. É um dos cânceres mais comuns no mundo e tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos.

O câncer de próstata, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O câncer de próstata afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo de bexiga.

Leia também:

Setembro Amarelo – A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo

Grupo Bplan fecha acordo que irá estimular comércio de Dracena

Qual o Objetivo do Novembro Azul?

Novembro Azul é uma campanha que ocorre em 21 países todos os anos e tem como principal objetivo alertar a respeito da necessidade de prevenção e realização do diagnóstico do câncer de próstata. Entretanto, a campanha vai além, buscando conscientizar a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo temas como doenças crônicas (por exemplo, a hipertensão), infecções sexualmente transmissíveis, bem como a saúde mental.

O que é Próstata?

A próstata, ou glândula prostática, é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada em frente ao reto e abaixo da bexiga. Ela é responsável pela produção de parte do líquido seminal, o qual protege e nutre os espermatozoides. Essa glândula pesa cerca de 20 g, no entanto, com o avançar da idade, a partir dos 40 anos, ela apresenta um aumento normal (benigno) de tamanho.

A próstata participa da produção do líquido seminal.

Sintomas do Câncer de Próstata?

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

A maioria desses problemas pode ser provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária é muito mais comumente causado por hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno da próstata). Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

 

grupo bplan nr-31

 

Fatores ao Câncer de Próstata?

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• Bbesidade.

Prevenção e tratamento ao Câncer de Próstata:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

 

grupo bplan nr-31

 

Precisa melhorar a Segurança do Trabalho em sua empresa?

O Grupo Bplan já está no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. 

Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Precisa de um suporte sobre as questões de saúde e segurança do trabalho para a sua empresa? Então entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP

Fonte:  Ministério da Saúde | Biologianet


Deixe uma resposta