Mapa de Riscos: o que é e como elaborar?

O mapa de risco, além de servir como uma orientação para os colaboradores quanto aos riscos existentes em cada ambiente de trabalho, ainda é um documento exigido pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Esse documento, que é elaborado a partir da planta baixa da empresa, tem por objetivo indicar os pontos onde existem riscos de acidente. Essa indicação é feita por meio de círculos, cujos tamanhos indicam a intensidade ou o grau dos riscos, conforme descrito abaixo:

  • círculo pequeno: riscos com baixo impacto;
  • círculo médio: com risco médio, o que demanda mais atenção dos colaboradores no dia a dia.;
  • círculo grande: áreas de alto risco! Nessas áreas é necessário ter atenção redobrada, pois os riscos podem afetar diversos colaboradores e gerar danos permanentes.

Além dos círculos, que simbolizam o grau de risco em cada área, nesse documento ainda são identificados os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidente, sendo casa um desses representado por uma cor diferente.

A seguir, vamos explicar mais sobre esses riscos, quais as cores de cada um no Mapa de Riscos e como esse documento deve ser elaborado.

grupo bplan

Riscos Físicos: simbolizados pela cor Verde.

Identificado pela cor verde, os riscos físicos aparecem sob forma de ondas ou energia, muito comuns em ambientes industriais. Alguns exemplos de riscos físicos são: Altas temperaturas, umidade, pressão, áreas radioativas, barulhos intensos, entre outras.

Riscos Biológicos: simbolizados pela cor Marrom.

Os riscos Biológicos são mais comuns nas áreas de laboratórios, pois estão relacionados a presença de fungos, bactérias, vírus, parasitas e outros microrganismos causadores de doenças.

Riscos Ergonômicos: simbolizados pela cor Amarela.

Esse tipo de risco é muito comum e pode estar presente em diversas áreas da empresa. Os riscos ergonômicos estão ligados tanto ao físico quanto a parte mental dos colaboradores, portanto pode ser decorrentes de esforço físico elevado, longas jornadas de trabalho e postura incorreta, por exemplo.

Riscos Químicos: simbolizados pela cor Vermelha.

Os riscos químicos estão associados a exposição a substancias nocivas, corrosivas e tóxicas. Esse tipo de risco é mais comum em laboratórios e linhas de montagem que utilizam materiais pesados e tóxicos em seu processo.

Riscos de Acidentes: simbolizados pela cor Azul.

Esse tipo de risco é o que exige mais atenção e, consequentemente, é o mais conhecido. São considerados riscos de acidentes, todas as atividades que coloquem em risco a integridade física e até mesmo a vida do colaborador, como por exemplo: explosões, desmoronamentos, mau funcionamento de uma máquina ou equipamento, queda e muito mais.

grupo bplan

Como elaborar um Mapa de Riscos.

Para elaborar um Mapa de Riscos para a sua empresa, é necessário que você siga cinco passos essenciais para isso, sendo eles:

  • Conhecer o processo de trabalho e o ambiente,
  • Identificar todos os riscos existentes no local,
  • Identificar todas as medidas de prevenção, higiene e conforto,
  • Verificar se no local existem queixas e acidentes ocorridos, ou seja, levantar os indicadores de saúde,
  • Elaborar o mapa graficamente.

Seguindo esses passos, você terá o seu Mapa de Riscos pronto, porém essa elaboração, que a princípio parece ser simples, também pode ser muito complexa, devido a intensidade e os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Por esse motivo, ter a ajuda de uma empresa especializada em Saúde e Segurança do trabalho, com profissionais capacitados para a elaboração correta de um Mapa de Riscos é essencial.

Nós do Grupo Bplan, estamos no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. E temos uma equipe completa, capacitada e treinada para desenvolver todo o Mapa de Riscos da sua empresa, além também, de outros serviços como Auditoria de segurança do trabalho e todos os Laudos necessários!

Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Precisa de um suporte sobre as questões de saúde e segurança do trabalho para a sua empresa? Então entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP



Deixe uma resposta