- 09/06/2022
- Escrito por: Grupo Bplan
- RH, Segurança do Trabalho

O LTCAT é o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. Esse documento está previsto da Legislação Previdenciária, conforme Decreto 3.048/99, e tem grande importância para o eSocial.
A principal finalidade do LTCAT é informar ao INSS se os trabalhadores possuem boas condições no ambiente de trabalho ou se atividade exercida pelo colaborador está caracterizada como especial e demanda um tipo de aposentadoria específica.
eSocial
O eSocial é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para centralizar e coletar os dados previdenciários, tributários, trabalhistas e de FGTS, integrando vários órgãos como INSS, Ministério do Trabalho e Receita Federal. Esse sistema simplifica o cumprimento das obrigações, garante os direitos trabalhistas e previdenciários e aprimora a qualidade dos dados das relações de trabalho.
Todas as empresas devem enviar dados sobre seus empregados com o software do eSocial.
A obrigatoriedade do LTCAT para o eSocial
O LTCAT é obrigatório para o eSocial, pois oferece uma análise das atividades realizadas na empresa, para cumprir o que é exigido no PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Com isso, a empresa é analisada de forma adequada e o INSS recebe dados relevantes para executar suas competências. Com isso, o LTCAT é a prova de que a empresa fez a avaliação e as ações fiscalizatórias ficam disponíveis.
Além do LTCAT, há outros documentos que são necessários para comprovar os dados enviados ao eSocial. Conheça alguns:
- CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
- Laudo Ergonômico;
- Laudo de Insalubridade e Periculosidade;
- PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais;
Esses documentos servem para justificar a tributação recolhida pelas empresas. Isso evita cobranças regressivas.
Como o LTCAT interfere no eSocial?
Os eventos de SST – Saúde e Segurança no Trabalhos substituem diversos formulários. Esses eventos informam a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco. Além disso, o LTCAT é obrigatório para o eSocial, pois ele tem a análise das atividades desempenhadas na empresa, cumprindo o exigido no PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. Ao elaborar esse laudo, a empresa é avaliada de forma adequada. A partir daí, o INSS recebe as informações relevantes para realizar suas funções.
Se a sua empresa ainda não emite o LTCAT, saiba que está sujeita às multas e até mesmo à interdição de suas atividades. Para se manter regular com suas obrigações, CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP.