A importância do LTCAT para o eSocial?

O LTCAT é o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. Esse documento está previsto da Legislação Previdenciária, conforme Decreto 3.048/99, e tem grande importância para o eSocial.

A principal finalidade do LTCAT é informar ao INSS se os trabalhadores possuem boas condições no ambiente de trabalho ou se atividade exercida pelo colaborador está caracterizada como especial e demanda um tipo de aposentadoria específica.

 

eSocial

O eSocial é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para centralizar e coletar os dados previdenciários, tributários, trabalhistas e de FGTS, integrando vários órgãos como INSS, Ministério do Trabalho e Receita Federal. Esse sistema simplifica o cumprimento das obrigações, garante os direitos trabalhistas e previdenciários e aprimora a qualidade dos dados das relações de trabalho.

Todas as empresas devem enviar dados sobre seus empregados com o software do eSocial.

 

A obrigatoriedade do LTCAT para o eSocial

grupo bplan

O LTCAT é obrigatório para o eSocial, pois oferece uma análise das atividades realizadas na empresa, para cumprir o que é exigido no PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Com isso, a empresa é analisada de forma adequada e o INSS recebe dados relevantes para executar suas competências. Com isso, o LTCAT é a prova de que a empresa fez a avaliação e as ações fiscalizatórias ficam disponíveis.

Além do LTCAT, há outros documentos que são necessários para comprovar os dados enviados ao eSocial. Conheça alguns:

  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • Laudo Ergonômico;
  • Laudo de Insalubridade e Periculosidade;
  • PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  • PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais;

Esses documentos servem para justificar a tributação recolhida pelas empresas. Isso evita cobranças regressivas.

 

Como o LTCAT interfere no eSocial?

Os eventos de SST – Saúde e Segurança no Trabalhos substituem diversos formulários. Esses eventos informam a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco. Além disso, o LTCAT é obrigatório para o eSocial, pois ele tem a análise das atividades desempenhadas na empresa, cumprindo o exigido no PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. Ao elaborar esse laudo, a empresa é avaliada de forma adequada. A partir daí, o INSS recebe as informações relevantes para realizar suas funções.

Se a sua empresa ainda não emite o LTCAT, saiba que está sujeita às multas e até mesmo à interdição de suas atividades. Para se manter regular com suas obrigações, CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP.

grupo bplan


Deixe um comentário

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Olá!
Clique aqui para falar conosco via WhatsApp