Como fazer a Gestão de um time Híbrido (Presencial x Home Office)

Por conta da pandemia causada pelo Covid-19 iniciada em 2020 e que se estende até hoje, o mundo corporativo precisou adotar o trabalho remoto para que a rotina fosse retomada. Muitas companhias adotaram a gestão de um time híbrido para facilitar a adaptação ao processo.

 

O que é um time híbrido?

Um time híbrido é composto por colaboradores que trabalham em dois tipos de regime de trabalho: presencial x home office. Entre outras palavras, a empresa em conjunto com os empregados escolhe onde eles vão executar o trabalho.

O formato pode ser variado: alguns colaboradores podem trabalhar full time na empresa, outros podem optar pelo trabalho remoto, e outros podem mesclar alguns dias trabalhando na empresa e outros em casa.

Quando a empresa dá a liberdade de escolha para o funcionário escolher onde ele prefere trabalhar, a tendência que a produtividade será aumentada. Porém há vários desafios tanto para as organizações quanto para os colaboradores. Confira a seguir.

 

Vantagens e desvantagens de um time híbrido

Em muitas empresas, o modelo híbrido parece ser permanente. Dificilmente, essas companhias vão retornar ao estilo tradicional de trabalho. As principais vantagens de fazer a gestão de um time híbrido são:

  • Aumento da qualidade de vida dos colaboradores, que promove maior produtividade e motivação.
  • Aumento na retenção dos funcionários. Pessoas felizes e motivadas no trabalham não procuram outro emprego.
  • Maior foco nos resultados da empresa.
  • Maior oferta de candidatos.

 

Desvantagens do trabalho híbrido

É mais difícil para as empresas mensurarem a produtividade e a entrega dos colaboradores om times híbridos. As organizações precisam utilizar de ferramentas para auxiliarem nesse serviço.

No time híbrido também pode haver falhas de comunicação, pois isso é fundamental priorizar uma comunicação online e assíncrona.

O baixo relacionamento social pode provocar uma ruptura na equipe, dividindo o pessoal do escritório e o pessoal do home-office. É fundamental que a empresa estimule a interação através de ferramentas adequadas.

 

Como fazer a gestão de um time híbrido

A gestão de um time híbrido demanda uma série de desafios: Como fazer uma comunicação eficiente? Como organizar as agendas? Como estimular a união da equipe? Como se manter próximo de cada colaborador?

São vários questionamentos que os gestores podem ter. Confira abaixo, algumas dicas para fazer essa gestão de um time híbrido de forma eficiente.

1.      Confie nos colaboradores

Não seja autoritário tentando controlar todos os passos dos seus colabores. Adote a cultura de resultados e deixe claro a todos os colaboradores que são as responsabilidades, prioridades e todas as informações necessárias para que eles desempenhem um excelente trabalho.

A função do gestor é acompanhar os indicadores e fazer uma liderança positiva.

2.      Desenvolva uma cultura de trabalho remoto

A maioria das empresas adotavam apenas o modelo tradicional de trabalho, por isso é fundamental criar uma cultura de trabalho remoto, padronizando ferramentas, comportamentos em reuniões por chamadas de vídeo, envio de documentos, entre outros assuntos.

3.      Implemente ferramentas adequadas

Para fazer uma gestão de time híbrido com mais eficiência, o gestor precisar implementar ferramentas que vão ajudar na produtividade e comunicação da equipe. As principais são:

  • Programas para videoconferências;
  • Criação de chats no Whatsapp ou outro aplicativo;
  • Instale um software de gestão para você organizar e acompanhar todas as atividades dos colaboradores;
  • Adquira uma solução em nuvem para armazenar arquivos, documentos, apresentações, entre outros.

4.      Promova conexão social

Um dos principais desafios da gestão do time híbrido é manter a conexão social entre os colaboradores. Para que sentimentos de rivalidade e solidão tomem conta da sua equipe, o gestor deve promover algumas ideias como:

  • Reservar um tempo final das reuniões para conversas mais pessoais;
  • Criar um grupo em aplicativos para envio de memes, recomendações de médicos e filmes, fotos de filhos, pet etc.

 

O modelo de gestão de um time híbrido veio para ficar no mundo corporativo. Por isso, é importante que as organizações se adequem. Quer saber mais sobre o assunto e como ficam as relações trabalhistas? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP

 



Deixe um comentário

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Olá!
Clique aqui para falar conosco via WhatsApp