Exame admissional: O que a lei diz

Após o profissional enfrentar um processo seletivo para se recolocar no mercado de trabalho, o ingresso na nova empresa tem diversos passos, sendo que o primeiro deles é exame admissional.

O exame admissional tem por objetivo descobrir a condição de saúde geral do novo empregado e dar garantir para as empresas que seu estado físico e mental é condizente com a atividade exigida.

Antes de fazer a assinatura da carteira do empregado, a empresa precisa solicitar o exame, com dez dias de antecedência.

O exame admissional é uma avaliação feita por um médico que trabalha em empresas especializadas em Medicina do Trabalho, que em geral, são escolhidas pelo empregador.

Toda e qualquer empresa que atua no regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) precisa garantir que seus novos empregados façam o exame admissional. Essa avaliação é obrigatória independente do porte da companhia.

 

 

Tipos de exame admissional

Há vários exames admissionais, alguns são obrigatórios e outros complementares. Os exames obrigatórios são: anamnese médica, avaliação física e psicológica.

Anamnese médica – É uma espécie de entrevista, em que o médico faz diversas perguntas, para montar o histórico familiar de doenças ocupacionais e crônicas do empregado.

Avaliação física e psicológica – O médico realiza uma série de exames, conferindo as articulações, pressão arterial, avaliando a postura, verificando os batimentos cardíacos, movimentos e lesões no empregado.

Além disso, os médicos podem solicitar exames complementares para funções de risco como bombeiros, técnicos de radiologia, soldadores, operadores de máquinas, entre outros. Os principais solicitados são:

Raio X  – avalia possíveis inflamações, fraturas e infecções.

Eletrocardiograma (ECG) – medição dos impulsos cardíacos.

Eletroencefalograma (EEG) – medição de impulsos cerebrais.

Espirometria – avalia a situação dos pulmões.

Acuidade visual – analisa a capacidade visual.

Audiometria – mensura as condições auditivas, para verificar se há perda auditiva.

Devido as questões éticas, há determinados exames que são proibidos a serem solicitados, pois podem caracterizar discriminação profissional. São eles: HIV, esterilidade e teste de gravidez.

 

 

O que a lei diz sobre exame admissional

O artigo 168 da CLT aborda o assunto e informa que é obrigação das empresas arcarem com os custos do exame admissional. Além disso, o artigo prevê que são obrigatórios, os exames admissionais, demissionais e periódicos.

De acordo com o parágrafo terceiro, é de responsabilidade do Ministério do Trabalho estabelecer o risco da atividade, o tempo de exposição e qual será a periodicidade dos exames médicos. Os exames periódicos são realizados quando o empregado já se encontra na empresa.

Em relação ao exame toxicológico, o artigo 168, parágrafo sexto estabelece que eles serão exigidos na admissão e no desligamento, quando se tratar de motoristas profissionais.

A lei prevê também o direito à contraprova imputado ao empregado. Os exames podem ser realizados em 90 dias, numa detecção mínima, para substâncias psicoativas que podem comprometer a capacidade de direção e causar dependência.

 

A importância do exame admissional

A realização do exame admissional é de extrema importância tanto para as empresas quanto para os empregados. Ele oferece uma série de garantias para o empregador, reduzindo a possibilidade ações futuras trabalhistas, por doenças que o empregado tinha antes do ingresso a empresa.

Para o trabalhador também é importante para saber se ele não tem nenhuma doença preexistente. Dessa forma, se aparecer alguma doença de trabalho ou ocupacional durante seu tempo na empresa, o exame admissional atestará que o funcionário não tinha aquela condição antes de iniciar o trabalho na empresa. Com isso, o empregado poderá ser indenizado.

Dessa forma, o exame admissional é etapa fundamental no processo de admissão de um novo empregado. Ele precisa ser realizado conforme a Lei Trabalhista. Ficou com alguma dúvida sobre o exame admissional? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP

 



Deixe um comentário

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Olá!
Clique aqui para falar conosco via WhatsApp