Acidente de Trabalho: Como reduzir?

Dentro de uma empresa, muitas funções acabam trazendo riscos a saúde e segurança do colaborador, que podem ser até fatais, dependendo da atividade exercida. Por este motivo, acaba sendo uma preocupação de todos buscar formas de como reduzir os acidentes de trabalho dentro da empresa.

Pensando nisso, resolvemos abordar no artigo dessa semana os benefícios do treinamento de segurança do trabalho e o quanto essa atitude simples, pode ajudar a sua empresa a garantir a saúde e segurança de todos os colaboradores, além de ajudar a reduzir os acidentes de trabalho.

Quais NR’s falam sobre esse treinamento?

As Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NR’s, são normas feitas com base na CLT e tem como objetivo garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. Dentre elas, podemos destacar três NR’s, que estabelecem regras e definem condições para trabalhadores que exercem atividades as quais estão mais expostos à acidentes. Sendo elas:

Além dessas Normas Regulamentadoras acima citadas, temos tantas outras que também exigem treinamentos e condições específicas para diferentes atividades, sempre visando a saúde e principalmente a segurança dos trabalhadores, sendo desta forma, possível reduzir os acidentes de trabalho.

grupo bplan

Quais os benefícios de um treinamento de segurança do trabalho?

Conforme falamos anteriormente, o principal objetivo de ter os seus colaboradores treinados com um treinamento de segurança do trabalho é garantir a saúde e a segurança deles, e assim, reduzir os acidentes de trabalho. Mas além disso, esse tipo de treinamento, pode ainda trazer mais benefícios, tanto para o colaborador, quanto para a empresa.

Dar esse tipo de treinamento para os colaboradores é benéfico pois, desta forma, garante que a empresa está em dia com as suas obrigações legais, o que a isenta do pagamento de multas e possíveis penalidades.

Além disso, um colaborar treinamento e consciente dos riscos e de como evitá-los, trabalham mais tranquilos e felizes, o que consequentemente, ajuda muito no rendimento e na qualidade do trabalho executado.

Outros pontos que valem a pena ser ressaltados são o bem estar no ambiente de trabalho e a redução no índice de atrasos e afastamentos, que podem ser decorrentes de um acidente ou uma doença ocupacional causada por uma atividade executada de forma incorreta.

grupo bplan

Por isso, realizar um treinamento de segurança do trabalho com os colaboradores da sua empresa é muito importante. Mas para que esse treinamento seja eficaz e feito de forma adequada, é muito importante contar com profissionais capacitados para isso.

Nós do Grupo Bplan, estamos no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. E temos uma equipe completa, capacitada e treinada para ajudar no treinamento quanto as práticas ideais para a prevenção de acidentes de trabalho, na elaboração e na implementação de Análise Ergonômica, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Laudos de Periculosidade, Laudos de Insalubridade e todos os outros documentos referentes a Saúde e Segurança do Trabalho.

Por isso, se você precisa de um suporte, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP



Deixe uma resposta