Auxílio Brasil – Quem tem direito a receber?

Em novembro, foi aprovado o novo Auxílio Brasil que vai substituir o Bolsa Família e se tornar o programa social oficial do Governo Federal. Com essa substituição mais de 22 milhões de brasileiros ficarão sem nenhuma ajuda. Confira que tem direito a receber o Auxílio Brasil.

Além da extinção do Bolsa Família, o auxílio emergencial também chegou ao fim e com isso, quase 23 milhões de brasileiros ficarão sem nenhum auxílio.

 

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

Apenas 14,6 milhões de famílias que já recebiam o Bolsa Família vão ter direito ao Auxílio Brasil. Até o final do ano, o Governo Federal prometeu incluir mais 2,4 milhões de brasileiros.

O novo auxílio também se destina as famílias de baixa renda que se encontram em situação de vulnerabilidade, ou de pobreza ou de extrema pobreza. Isso significa que são famílias com renda por pessoa de até 200 reais.

De acordo com o Governo Federal, todos os meses serão selecionados novos beneficiários.

Para isso, é fundamental estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) e com dados atualizados, há menos de dois anos.

Para ter direito ao Auxílio Brasil ou outro programa social do Governo Federal, é preciso procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de cada cidade e se inscrever no Cadastro Único.

 

Requisitos para se inscrever no Cadastro único

grupo bplan

Para efetuar a inscrição, o membro da família precisa ter, pelo menos 16 anos, e ser mulher. Além disso, é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Ter renda mensal familiar que some até salários mínimos;
  • Ter renda mensal individual de até meio salário mínimo;
  • Ter renda mensal acima de três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja ligado à inclusão em programa social, nos governos federais, estaduais e municipais.

Para se cadastrar, os documentos obrigatórios são: carteira de Identidade; CPF; certidão de nascimento, carteira de trabalho, certidão de casamento, comprovante de residência e comprovante de matrícula.

Em relação as famílias indígenas, o representante deve apresentar CPF, documento de identificação, carteira de trabalho, certidão de casamento e o RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena.

Já para as famílias quilombolas, basta apenas documento de identificação, carteira de trabalho, CPF.

 

Pagamento do Auxílio Brasil

O primeiro pagamento do Auxílio Brasil aconteceu na primeira semana de dezembro, no valor de R$ 400 reais. Até o dia 23/12 será pago o auxílio para todos os beneficiários.

Mensalmente, o Ministério da Cidadania vai selecionar de maneira automatizada que famílias serão inclusas no recebimento do Auxílio Brasil.

Gostou do conteúdo?

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP

 

 

grupo bplan


Deixe um comentário

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Olá!
Clique aqui para falar conosco via WhatsApp