Auditoria de segurança do trabalho: Saiba o que é e como funciona.

A auditoria de segurança do trabalho tem por objetivo verificar se a empresa está cumprindo todos os requisitos, que visam garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, estabelecidos nas Normas Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego.

Todas as empresas que não estiverem em dia com essas regras estão sujeitas a penalidades, por isso, é muito importante que se tenha o apoio de uma equipe especializada.

A seguir, explicaremos mais sobre a auditoria de segurança do trabalho.

Como funciona a auditoria de segurança do trabalho?

Conforme falamos acima, a auditoria de segurança do trabalho, visa garantir a saúde e segurança dos colaboradores, portanto, essa auditoria deve analisar todas as atividades desenvolvidas dentro da empresa, com o objetivo de garantir que elas estejam em conformidade com as normas regulamentadoras e outras legislações específicas.

Para isso, é necessário avaliar três frentes da operação empresarial, antes de elaborar o relatório, sendo elas: O ambiente ao qual são executadas as atividades, os riscos em que cada colaborador está exposto e a política interna da empresa, pois assim é possível identificar se há uma rotina de manutenção nos maquinários, conscientização e distribuição de EPI’s, entre outros pontos que forem julgados necessários pelo auditor.

grupo bplan

Conheça os tipos de auditoria de segurança do trabalho?

Podemos dizer que a auditoria de segurança do trabalho possui três tipos diferentes, e são aplicadas de acordo com o objetivo de cada empresa. Para te ajudar a entender melhor sobre esses três modelos, vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles. Vamos lá!?

Auditoria Interna

Como o próprio nome diz, ela é realizada pela internamente, pela própria organização. O objetivo dessa auditoria é identificar possíveis falhas nos procedimentos internos e, dessa forma, corrigir e melhora-los.

Auditoria de segunda parte

Esse tipo de auditoria por sua vez, deve ser realizada por um profissional terceirizado contratado pela empresa, com o objetivo de identificar possíveis falhas nas normas de segurança.

Auditoria Externa

Essa auditoria, deve ser realizada por uma empresa especializada e qualificada fiscalizar a empresa, emitir uma certificação e elaborar laudos.

Como realizar uma auditoria de segurança do trabalho?

Uma auditoria de segurança do trabalho, assim como já dissemos no decorrer do artigo, pode ser feita tanto por um colaborador, quanto por uma empresa contratada, porém é necessário que o profissional que realizará a autoria seja especializado e qualificado para isso, sendo ele um engenheiro ou técnico em segurança do trabalho.

Após definir o profissional qualificado para essa auditoria, sendo ele um colaborador ou um terceiro, será necessário desenvolver um plano de auditoria com a equipe. O objetivo desse plano é definir quais áreas serão analisadas, se existem algum problema em algum processo ou equipamento, que precisa ser investigado e se existe algum relatório de auditoria anterior para comprar os resultados.

Um ponto importante para essa auditoria, é que nenhum colaborador seja avisado com antecedência sobre esse processo. Dessa forma, os resultados serão mais fiéis, uma vez que será possível realizar a auditoria dentro da rotina real da empresa.

Durante a auditoria, os auditores devem avaliar as atividades executadas, conversar com os colaboradores de forma individual, analisar os equipamentos de proteção individual (EPI) e o uso deles, e também, analisar as políticas internas da empresa.

grupo bplan

Como contratar uma empresa para fazer essa auditoria?

Como mencionamos no decorrer deste artigo, uma auditoria de segurança do trabalho é extremamente importante para uma empresa, pois essa inspeção pode garantir maior segurança e bem-estar aos trabalhadores e, consequentemente, maior produtividade dentro da empresa.

Nós do Grupo Bplan, estamos no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. E temos uma equipe completa, capacitada e treinada para realizar a auditoria de segurança do trabalho em sua empresa e todos os laudos necessários!

Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Precisa de um suporte sobre as questões de saúde e segurança do trabalho para a sua empresa? Então entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP



Deixe uma resposta