- 28/01/2021
- Escrito por: Grupo Bplan
- Normas Regulamentadoras (NR's), Segurança do Trabalho

A análise ergonômica, por mais que possa não ser tão conhecida pelos gestores, é uma avaliação muito importante, pois com ela, é possível que a empresa aumente a produtividade dos colaboradores, diminua os custos e claro, esteja dentro das exigências fiscais e leis trabalhistas.
No artigo de hoje, vamos falar mais sobre a análise ergonômica, qual os benefícios dessa análise e o que fazer para implementa-la ela em sua empresa. Vamos lá?
Quais os benefícios da Análise Ergonômica?
Conforme falamos anteriormente, uma análise ergonômica, trás muitos benefícios para a empresa e seus colaboradores. Dentre eles, podemos destacar como principais benefícios a redução de custos e o aumento da produtividade dos colaboradores.
Para ajudar você a entender de que forma uma coisa tão “simples” como a Análise Ergonômica pode ajudar uma empresa, vamos partir do princípio que: Colaborador feliz produz mais, certo?
Uma empresa que possui e segue corretamente todas as normas relacionadas a ergonomia, tem colaboradores mais presentes, já que dessa forma, o risco de uma doença ocupacional como a LER (Lesão por Esforço Repetitivos) por exemplo, são menores. Além disso, essa redução de esforços e movimentos repetitivos, faz com que as tarefas sejam mais otimizadas, colaborando assim, para a diminuição do absenteísmo e o aumento da autoestima dos colaboradores.
Com base em tudo isso que citamos acima, podemos falar do segundo principal benefício de ter uma análise ergonômica em sua empresa, que é a redução de custos!
Quanto mais se tem colaboradores motivados, na empresa, menores são os riscos de pedidos de demissões, processos trabalhistas e cobrança de multas. Além disso, um colaborador feliz produz mais, lembra?
Como implementar a Análise Ergonômica na minha empresa?
A análise ergonômica, que como falamos, tem por objetivo analisar e propor soluções para evitar ou extinguir riscos, que podem surgir devido as funções exercidas pelos colaboradores.
Sabendo disso, para implementar uma análise ergonômica na sua empresa, é preciso saber também que essa avaliação deve ser emitida por um profissional, que deverá seguir as etapas a seguir e considerar o que está disposto na Norma Regulamentadora nº17 (NR-17).
- Avaliar a demanda: Compreender a origem, desenvolvimento e os desafios encontrados pelos colaboradores;
- Avaliar a função: Entender se o colaborador está executando a função da forma correta, seguindo as orientações do gestor;
- Avaliar a atividade: Verificar qual o comportamento do colaborador em sua rotina, ou seja, na realização das tarefas;
- Diagnosticar: Detalhar a situação atual dos colaboradores, apresentando as situações de risco as quais eles estão expostos, sendo esses riscos considerados de curto, médio ou longo prazo;
- Recomendações: Propor soluções que possam minimizar ou, até mesmo, extinguir os riscos em que os colaboradores estão expostos.
Sabendo que toda essa análise deve ser feita por um profissional capacitado, é importante que você conte com o apoio de uma empresa que tenham à sua disposição uma equipe para isso.
Nós do Grupo Bplan, estamos no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. E temos uma equipe completa, capacitada e treinada para elaboração da Análise Ergonômica, Laudos de Periculosidade, Laudos de Insalubridade e todos os outros documentos referentes a Saúde e Segurança do Trabalho.
Por isso, se você precisa de um suporte para a elaboração da Análise Ergonômica da sua empresa, Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!