Abril Verde: Mês da Conscientização e Prevenção à Acidentes do Trabalho

Por uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurando do Estado do Paraná, o mês de abril foi o mês escolhido para a Campanha Abril Verde, que tem como objetivo a conscientização quanto a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

De acordo com estudos realizados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), os números de acidentes de trabalho no Brasil são alarmantes, com cerca de 700 mil casos por ano, fazendo com que o nosso país ocupe a 4ª posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, ficando atrás apenas da China, índia e Indonésia.

No decorrer deste artigo vamos falar sobre como surgiu o movimento do Abril ver e também, vamos detalhar mais sobre os números de acidentes de trabalho no Brasil. Boa leitura!

Por que o mês de Abril?

Não foi por acaso que escolheram Abril para ser o mês de conscientização á prevenção de acidentes e doenças do trabalho, campanha que recebeu o nome de Abril Verde.

O motivo dessa escolha foi o fato do mês de Abril abrigar duas datas muito importantes e que tem tudo a ver com esse tema, que são:

  • 07 de Abril: Desde 1948, nesse dia é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Essa data foi instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde ) e tem como objetivo conscientizar toda a população quanto aos fatores que afetam a saúde e a qualidade de vida.
  • 28 de Abril: Dia em que é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Essa data foi instituída primeiramente na América do Norte, mais especificamente pelos sindicatos canadenses, em razão a um acidente de trabalho em uma mina que matou 78 trabalhadores, no ano de 1969 no estado da Virgínia – Estados Unidos. No Brasil, em maio de 2005, com a publicação da Lei No. 11.121, foi criado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

grupo bplan

Números de Acidentes de Trabalho no Brasil

Conforme mencionamos anteriormente, os números de acidentes de trabalho no Brasil são alarmantes. De acordo com dados divulgados pela Previdência Social, entre os anos de 2014 e 2018, foram registrados no Brasil cerca de 1,8 milhão de afastamentos de trabalhadores devido9 a acidentes de trabalho e 6,2 mil óbitos.

Com tudo isso, ainda de acordo com os dados divulgados pela Previdência Social, no Brasil são registrados por ano, cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho.

Esses números alarmantes, colocaram portanto o Brasil no 4ª lugar do Ranking Mundial de acidentes de trabalho.

Vale ressaltar também, que conforme estudos do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, no Brasil, a cada três horas e 40 minutos, um trabalhador morre em virtude de um acidente no ambiente de trabalho.grupo bplan

Com tudo o que falamos no decorrer deste artigo, ficou claro o quanto o movimento Abril Verde é importante e necessário, não somente no Brasil, mas como também no mundo todo. Afinal, todos os colaboradores merecem e precisam trabalhar em um ambiente seguro, livre de riscos de acidentes de trabalho. Por isso, é extremamente importante que a empresa forneça a seus colaboradores todo as ferramentas e informações necessárias para garantir a Saúde e a Segurança deles no ambiente de trabalho.

Nós do Grupo Bplan, estamos no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras. E temos uma equipe completa, capacitada e treinada para ajudar no treinamento quanto as práticas ideais para a prevenção de acidentes de trabalho, na elaboração e na implementação de Análise Ergonômica, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Laudos de Periculosidade, Laudos de Insalubridade e todos os outros documentos referentes a Saúde e Segurança do Trabalho.

Por isso, se você precisa de um suporte, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP 



Deixe um comentário

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Precisa de ajuda?