A Evolução da Mulher na área de Segurança do trabalho

Finalmente, após muito tempo, começamos a ter em nossa sociedade uma transformação e quebra de paradigmas, onde vez mais as mulheres têm tido mais visibilidade, valorização e empoderamento.

A cada novo dia, novas e mais vagas estão sendo ocupadas por mulheres, inclusive com melhores cargos e posições de decisão nas empresas, bem como, em insituições de ensino, cargos públicos e até mesmo, no governo.

grupo bplan

As mulheres e sua conquista por Direitos

Ainda nos ultimos anos, principalmente durante todo o século XX, a mulher tradicionalmente tinha como principal função cuidar do lar, da família, ter filhos e toda aquela cartilha que era seguida, por uma espécia de “padrão social”.

Porém, por mais que no passado a repressão de opiniões e uma época mais conservadora ditavam as regras, haviam mulheres que faziam questionamentos sobre a realidade em que viviam e foram atrás de encontrar uma nova forma de seguir em frente.

Obviamente que eram alguns casos isolados, uma vez que as mulheres tinham de fato, menos voz na sociedade, como por exemplo, o não direito de votação, por exemplo.

Com a Revolução Industrial e a segunda Guerra Mundial, a mulher passou a ser vista com maior valorização em relação a mão de obra, pois os homens haviam sido recrutados pelo exército, fazendo necessário que elas ocupassem as atividades laborais, mostrando seus valores profissionais.

Dessa forma, muitas mulheres perceberam seu potencial e passaram a lutar pelos seus direitos e a partir de então, a evolução da mulher não parou, apesar de ainda haver preconceito contra o sexo feminino, muito tem sido conquistado, inclusive no âmbito do trabalho.

As etapas que ainda estão por vir da Mulher no Trabalho

Mesmo tendo conseguido sua colocação e voz nas mais variadas áreas da sociedade, inclusive em áreas predominantemente masculinas, como na construção civíl por exemplo, existem ainda alguns desafios para manter-se firme e conseguir realizar o trabalho conciliando as pressões que a sociedade promove sobre a mulher.

Além disso, há a evolução da mulher contemporânea no que tange a maternidade, pois grande parte das profissionais, hoje em dia, tem como principal desafio conseguir conciliar o sucesso profissional com a responsabilidade de se tornarem mães, sem perder a qualidade e a saúde.

Evolução da Mulher na Área da Segurança do Trabalho

Nos ultimos anos, o número de mulheres presentes em cursos e capacitações técnicas nas áreas de medicina e Segurança do Trabalho, vem aumentado de forma gigantesca.

Por conta de sua dedicação e esforço, que geralmente é sempre muito forte, as mulheres vem se destacando nessas capacitações e cursos profissionalizantes, demonstrando muita ânsia no aprendizado,excelentes avaliações, dedicação e bom relacionamento entre colegas, construindo um grande ciclo de networking profissional.

Se isso já não bastasse, a dedicação das mulheres no ramo de segurança do trabalho, se extende inclusive, no cuidado e atenção em ações preventivas, atentas às novidades da legislação da área, possuem um excelente gerenciamento de conflitos e crises, principalmente no que tange a gestão de equipes, controle e organização de dados, preservação de , materiais e equipamentos, diferenciais que são levados em grande consideração em processos seletivos de pequenas, médias e grandes empresas, que visam a segurança e saúde do trabalhador.

Hoje em dia, as mulheres na área da Segurança do Trabalho estão quebrando paradigmas, exercendo seus cargos em segmentos que até certo tempo atrás, percebia-se uma certa resistência ao público feminino, como a mineração, a construção civil, entre outros.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as mulheres são maioria nas inscrições realizadas no Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), em cursos de técnico de segurança do trabalho e áreas correlatas.

Contudo, mesmo com grandes qualificações e inquestionáveis capacidades, muitas mulheres ainda sofrem com uma inserção no mercado de trabalho, sem isentar, claro, que os homens também possuem uma certa dificuldade, levando em conta a situação econômica do país.

Vale destacar também, que a principal luta a ser traçada é a de unificação de todos, sem classificação por sexo ou gênero, mas sim, onde todos tenham uma avaliação técnica, sem viéses controversos e que exista igualdade no trabalho e na sociedade.

CLIQUE AQUI PARA FALAR CONOSCO NO WHATSAPP



Deixe uma resposta

Chamar no Whatsapp
Chamar no Whatsapp
Precisa de ajuda?