- 10/09/2020
- Escrito por: Grupo Bplan
- Categoria Notícias

O mês de Setembro é marcado por uma ação de conscientização que já ocorre desde 2015, o Setembro Amarelo. A campanha é considerada uma das mais importante do país, já que tem como objetivo, o combate ao suicídio, e hoje não poderíamos ter um tema mais adequado para nosso blog, isso porque o dia 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A campanha, popularmente conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada aqui no Brasil no ano de 2015, através do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
Além de ter uma extrema importância, a ação busca conscientizar as pessoas sobre esse problema, que em muitas vezes, suicídios poderiam ser evitados se fosse identificado com antecedências sua causa e motivação.
Leia também:
8 Motivos para investir em Segurança do Trabalho
7 Dicas importantes sobre Segurança no Trabalho
Devemos falar sobre o Suicídio!
Por muito tempo, motivado por crenças religiosas, culturais, morais ou até mesmo por medo, o assunto de suicídio era evitado e principalmente não recebia sua devida importância, o que causava um verdadeira tabu na sociedade.
Isso acabou causando um sério prejuízo, pois os números de suicídio se tornaram alarmantes. De acordo com OMS (Organização Mundial da Saúde), em setembro de 2019, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Ou seja; enquanto você está lendo este artigo, mais de uma pessoa acabou tirando sua vida, motivada por vários distúrbios que veremos a seguir.
A cada ano,mais de 800 mil pessoas se suicidam. Só em nosso país, mais de 13.400 pessoas tiraram suas próprias vidas, sendo 10.203 dessas pessoas do sexo masculino.
Também de acordo com a OMS, as formas mais comuns de suicídio são o enforcamento, envenenamento e uso de armas de fogo. Além disso, alguns transtornos comuns em suicídios ou tentativas de realizá-lo são depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.
Contudo, afirmar que apenas estas causas motivam o suicídio não é correto. Muitas vezes, o suicídio ocorre por alguma outra situação muito impactante ou inesperada, como por exemplo uma demissão, um término de relacionamento, perda de familiares próximos ou até mesmo problemas de stress excessivo no trabalho.
Como podemos ajudar na prevenção do suicídio?
A principal forma de identificar que uma pessoa corre risco de cometer um suicídio, esta nos sinais que ela apresenta com o passar do tempo. Estar atento a esses sinais fará toda a diferença e poderá salvar vidas.
Os principais sinais que uma pessoa pode demonstrar é o desinteresse, sobretudo em coisas que ela gosta de fazer normalmente, queda de produtividade (seja ela na escola, no trabalho ou em outro cenário), preferir se isolar das outras pessoas, amigos e familiares, descuidar de sua aparência e até mesmo começar a falar muitas frases relacionadas a morte.
Quando você identificar esses sinais, a primeira coisa a se fazer é conversar com essa pessoa, mas sem nenhum tipo de julgamento, crítica ou opiniões. Deixe a pessoa falar, libertar suas emoções e se abrir com você. Devemos lembrar que não podemos julgar nossas emoções ou nossa situação atual, com a do outro, portanto, demonstre que você está totalmente disponível para ajudar no que for possível.
Incentive a pessoa a procurar uma ajuda especializada, e em casos onde é possível perceber uma gravidade maio do quadro, a família deve ter o conhecimento da situação, assim como amigos próximos e, com isso, possam dar um maior apoio e acolhimento.
Caso perceba que a pessoa corre risco imediato, é fundamental não deixá-la sozinha. Nesses casos, entre em contato com serviços de emergência e com alguém de confiança.
Precisa melhorar a Segurança do Trabalho em sua empresa?
O Grupo Bplan já está no mercado a mais de 10 anos, prestando uma assessoria completa em Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, atendendo grandes empresas Brasileiras.
Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Precisa de um suporte sobre as questões de saúde e segurança do trabalho para a sua empresa? Então entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!